terça-feira, 8 de julho de 2014

Recomendação da Semana

Titulo: Almas Mortas

Autor: Nikolai Gógol

Almas Mortas e O Inspetor Geral, de Gogol, constituiram dois marcos extraordinários na história da literatura russa. Ali, até o início do século XIX, as obras formadoras e dominantes da língua haviam sido as do poema e da épica, sobretudo as de Lomonossov e as de Puschkin. Com Gogol, a prosa adquiriu o status de arte e a realidade do país revelou-se, com o espanto de muitos, para além de sua aparente leveza de burla, um retrato amargo, impiedoso e grotesco da sociedade. Por isso mesmo, a idéia central do romance, sugerida por Puschkin após a leitura de uma nota jornalística, permitiu a Gogol pintar brilhantemente uma enorme variedade de personagens, cuja força reside em seu poder de caracterizado do universal pelo específico, o que levou Puschkin a dizer, apesar de toda comicidade ali destilada: "eu não ri, chorei; Deus, como é triste a nossa Russia". Assim, a denominação "almas mortas" constitui não apenas a metafora de um golpe ou de uma prática ardilosa no regime czarista, mas ainda uma expressão de até onde pode ir o decaimento do espírito humano, a contradição em que ele pode entrar com todo o padrão ético e fundamento religioso da existência. Este duplo retrato é o que certamente torna perene a obra, o riso "gogoliano" que, até hoje, chega ao leitor, não só em sua textualidade autoral, como no rastro que deixou na literatura de Turguêniev, Dostoiévski, Babel, na poesia e no teatro, o que representa, sem dúvida, o signo maior da visão e da força de linguagem deste escritor russo-ucraniano.

domingo, 6 de julho de 2014

Episódio de desenho "prevê" lesão de Neymar na disputa Brasil X Colômbia em "Os Simpsons"

Em "Os Simpsons", no episódio em que Homer é árbitro de uma partida da Copa do Mundo no Brasil, sua família decide visitar o país. El Divo, supostamente uma versão animada de Neymar, se joga, simulando uma falta para uma cobrança de pênalti. Homer, fica sob pressão devido a proposta de ser "comprado" para garantir a vitória ao Brasil, ele não da o pênalti e o jogador é levado em uma maca.

Episódio de "Os Simpsons" que prevê lesão de Neymar (Foto: Reprodução)

Nas próximas cenas, a família vai ao suposto enterro de El Divo, e Homer insiste sobre o túmulo do jogador que não houve pênalti. Curiosamente, a partida era Brasil e Alemanha, válido pela final da Copa.

Neymar sai de campo lesionado (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)


Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/07/episodio-de-os-simpsons-preve-lesao-de-neymar-na-copa.html

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Recomendação da Semana

Agora no blog apresentaremos algumas sinopses de livros conhecidos e também de Antigas grandes obras que com certeza merecem ser relidas.

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes.
Autora Emily Brontë

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Para que valeria a pena eu ter sido criada se apenas me resumisse a isto? Os meus grandes desgostos neste mundo foram os dsgostos de Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o inicio; é ele que me mantem viva! Se tudo mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim a existir; e se tudo mais restasse e ele fosse aniquilado o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a qual eu não teria a sensação de pertencer.", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos.